Domingos Alberto poderá assumir prefeitura de Coroatá

Vice-prefeito Domingos Alberto (PSB) / Foto: Arquivo do blog
Se efetivamente o prefeito Luis da Amovelar Filho (PT) deixar a prefeitura de Coroatá, como titular da pasta o cargo ficará vago, isto é lógico, mas o cargo pode ser legalmente ocupado momentos depois pelo seu vice que foi eleito na chapa nas últimas eleições municipais com 52,82% dos votos, ou seja, 16.624 vtos em 2016. 

O vice-prefeito Domingos Alberto (PSB) poderá sem nenhum empecilho e irregularidade assumir o comando do executivo municipal, foi pra isso que foi eleito como vice-prefeito de Coroatá pela maioria da população que depositou seu voto de confiança.

Sendo assim, Domingos Alberto (PSB) preenche todos os requisitos e as credenciais que lhe capacitam a assumir a prefeitura, pois Domingos Alberto (PSB) é ficha limpa e nada lhe desabone ao cargo. Domingos Alberto (PSB) já provou que é um grande político, tem uma grande liderança sindical, pois o mesmo veio das militâncias, hoje é presidente de honra e exerceu com grande papel a sua função de vice-prefeito nos mandatos de 2005 a 2012, primeiro e segundo mandato de Luis da Amovelar (pai) quando na ocasião era prefeito.

O blog "Coroatá Acontece" foi informado através de fontes que Domingos Alberto (PSB) já externou em momentos passados que, não seria um vice-prefeito só de figuração, mas atuante, "Serei um vice-prefeito presente e atuante" diz Domingos Alberto. 

Confira trecho da fala do vice-prefeito:

"Quero estar presente os quatro anos de mandato, participando ativamente das decisões do prefeito, construímos uma grande amizade e sei que Luis fará o melhor pela nossa cidade, não me arrependo em momento algum de ter aceitado ser vice dele", completa o sindicalista. 

Domingos Alberto tem uma grande liderança na classe mais humilde e rural da cidade e é através dessa abertura que ele pretende ajudar o prefeito. "Tenho anos de militância sindical, sempre estou juntos dos companheiros da zona rural, pretendo ser o elo entre eles e o prefeito que também é muito querido por todos", finalizou Domingos.

Domingos Alberto (PSB) como vice se não substituir o titular dentro dos seis meses anteriores ao pleito poderá concorrer ao cargo deste, sendo-lhe facultada, ainda, a reeleição, por um único período subsequente.

Mesmo que ainda substituindo o titular o prefeito Luis da Amovelar (Filho) Domingos pode concorrer as eleições posteriores caso queira como candidato a prefeito. Na hipótese de havê-lo substituído, o vice poderá concorrer ao cargo de titular, neste caso, será possível a reeleição e a possibilidade de concorrer ao cargo, basta que não tenha assumido o executivo 6 meses antes do pleito das eleições municipal.

                      No mesmo sentido o TSE:
“Poder Executivo. Titular. Vice. Substituição. Reeleição. O vice que não substituiu o titular dentro dos seis meses anteriores ao pleito poderá concorrer ao cargo deste, sendo-lhe facultada, ainda, a reeleição, por um único período. Na hipótese de havê-lo substituído, o vice poderá concorrer ao cargo do titular, vedada a reeleição e a possibilidade de concorrer ao cargo de vice” (TSE – Res. no 21.791 – DJ 5-7-2004, p. 1).

Os partidos de composição que lhes apoiaram PT / PSB / PHS / PRB / PDT / REDE / SD / PPS / PTC / PSDB / PC do B / PMN, como vice não fazem nenhuma objeção, pois sabe e conhecem a liderança que Domingos Alberto(PSB) tem. Foi o próprio Domingos Alberto (PSB) quem negociou com humildade a aceitação do seu nome como vice na chama da oposição, chapa essa que saiu vencedora das eleições de 2016, por isso não é de se espantar se Domingos Alberto (PSB) a qualquer momento assumir o executivo municipal (Prefeitura de Coroatá).

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário